Caderuga

2013

 

Prêmios

27º Prêmio de design Museu da Casa Brasileira

1º lugar na categoria protótipo de mobiliário

 

Assento em chapa de alumínio, #2 mm. Corte a laser

Pés em MDF 18 mm. Corte em fresa.

 

Peso

5 kg

 

Design e produção

Zeca Franco

 

Fotos e Renders

Leonardo Lopes

 

Apresentação do Produto

Lina Correa

Com este protótipo busca-se uma cadeira com armazenagem sem tantos espaços vazios na fábrica e lojas. A ser oferecida ao futuro dono em sua embalagem “bidimensional” se ele quiser montá-la em sua casa, no escritório ou ao presenteá-la a um amigo.

 

O protótipo apresentado tem revestimento vinílico de alta performance (e=80 micras) adesivado à chapa de alumínio. Experiências com pintura eletrostática estão em curso. Os testes feitos até agora apresentam baixa resistência à tração na dobra convexa da concha com rupturas na tinta. Quando superados estes problemas com a pintura, modelos em chapa preta (e=1.55 mm) poderão ser retomados com importante redução no custo final do produto, embora com acréscimo residual no peso final.

 

A importância deste revestimento no alumínio deve-se à necessidade de maior conforto face à baixa temperatura de contato com a superfície metálica; a pintura, ou o vinil adesivado, demonstraram que são capazes de resolver o eventual desconforto no sentar. As cores que estes revestimentos permitem ao conjunto são a festa necessária a um objeto como este.

 

A Caderuga pesa 5 kg. Com sua embalagem de papelão (e=6cm) vai caber em carros pequenos; no porta malas ou no banco de trás. E poderá ficar guardadinha em casa até que alguém tome coragem de montá-la.

 

Descrição técnica

 

O assento em chapa de alumínio, com espessura de 2 mm, é cortado a laser e apresenta rasgos estratégicos que permitem a dobra manual necessária à sua configuração final. Seus pontos de fixação serão unidos por fita hellerman.

 

Os pés, em MDF de 18 mm, são cortados em fresa e solidarizados por encaixe seco. Sua estabilização final será feita por fixação ao assento com as mesmas fitas usadas na modelagem da concha. A proteção de sua superfície será feita com laca nitrocelulose após primer em resina duplo componente.